O livro a seguir abordará
a realidade atual da relação de professor e aluno da presente educação em nosso
país, para maior entendimento as histórias se passarão em forma de crônicas,
que expõe os fatos seguindo uma ordem cronológica. O ambiente e os personagens
do conjunto das Crônicas retratam exatamente os dramas e os desafios
enfrentados na escola pública, a qual o ensino passa por constantes
dificuldades e caminhos longos até que se alcance o grande objetivo de ensinar
e aprender. O objetivo maior em transcrever em crônicas a realidade da
educação, é mostrar o quão complicado e delicado à docência lidar com várias
personalidades diferentes de alunos em um só ambiente e tentar de acordo com a
aprendizagem e nível de cada aluno passar os conteúdos exigidos.
Na autoria a seguir procuramos
descrever os eventos relatados de acordo com a nossa própria visão crítica dos
fatos ocorridos na educação dirigidas ao leitor.
Interessante a ideia do "livro". Abordar através de uma visão rápida como os professores se sentem no "antes, durante e depois" da decisão de se tornarem responsáveis pela difusão do conhecimento, pela transformação de vidas e pelas conquistas de novos ideais. Necessário uma revisão dos textos, alguns com erros de grafia (ou digitação!!?).
ResponderExcluirMuito bacana o assunto!!!
ResponderExcluir"Das Responsabilidades" ilustra de forma interessante a 1ª vez que uma professora recém-formada vai enfrentar uma turma "de verdade", uma turma que é um desafio pela sua heterogeneidade, também por sua vulnerabilidade social (tem duas meninas grávidas, por exemplo). A professora se dá conta da enorme responsabilidade (como diz o título) que carrega sua profissão, mais de 40 alunos a olham fixo e têm muitas e variadas expectativas em relação a ela, professora...e ela sabe que é um dever sagrado fazer o máximo para atingir tantas esperanças. Na real, é difícil para o docente conseguir lembrar-se individualmente de todos os alunos, ainda mais se tratando de 43, em tão pouco tempo, mas é uma meta que ele deve procurar alcançar, mesmo que seja aos poucos. Conteúdo e cidadania devem andar juntos, como é mostrado na cena final, da professora pensativa em sua cama. Está bom, Isabela, mas ainda é possível desenvolver mais o tema. (Roberson Soalheiro)
ResponderExcluir