segunda-feira, 19 de setembro de 2016

O texto a seguir se trata da sinópse de um E-book (livro virtual) infantil.

A Descoberta de David

David é um menino muito esperto e curioso que mora no Brasil com sua família. Ele tem muitos amigos e adora brincar na rua e subir em árvores. Certo dia recebe a inesperada notícia de que irá mudar de país, pois sua mãe Angélica fora transferida de sua empresa no Brasil para a Inglaterra. Chegando lá, ele se depara com um novo mundo: muitos carros, prédios e uma multidão de pessoas atravessando as avenidas. 

David, então, vai para escola se sentindo feliz e ansioso para conhecer os seus novos amiguinhos e viver muitas aventuras com eles. Mas, ele nem imaginava que na Inglaterra, as pessoas falavam uma língua um tanto diferente daquela que ele conhecia: O inglês.

O menino se sente diferente dos demais colegas e não entende porque todos olham para ele e fazem comentários em uma língua que nunca ouviu antes. Mas, nessa aventura, David irá contar com a ajuda de uma professora que fala português e de seu novo amigo Charlie, que ajudarão o garoto a aprender o novo idioma.


Essa história tem como objetivo despertar o interesse do leitor para um novo idioma: o inglês. No livro, haverá frases, palavras e expressões em inglês. E, também, vai convidá-lo a refletir sobre a vida de uma criança que precisa mudar radicalmente o modo de viver e, ao mesmo tempo, precisa se acostumar a um novo idioma. 

Grupo: E-book Infantil
Autores: 
Alice Lima
Ana Carolina Oliveira
Carolina Campos
Dionísio Guimarães
Élida Almada
Jânice Botelho
Roberta Viégas

20 comentários:

  1. Acho interessante o estudo de um novo idioma desde pequeno, pois, além da criança aprender mais rápido, o mesmo não vai se sentir indiferente ou perdido quando ocorrer uma mudança como no texto supracitado.

    ResponderExcluir
  2. O inglês deixou se ser optativo, hoje essa magnifica língua já faz parte de nossas vidas. Precisamos de livros que incentivem os leitores ao mundo da língua inglesa , esse é caminho. Parabéns .

    ResponderExcluir
  3. O aprendizado de um novo idioma é de extrema importância nos dias atuais, independentemente da idade.
    Sobre a história citada acima, junto com o aprendizado do novo idioma, virão inúmeras outras descobertas, pois o garoto se muda para um país diferente, com costumes bastante distintos dos seus. Uma bela aventura, eu imagino!

    ResponderExcluir
  4. Ideia criativa!
    Achei Inovador a proposta de misturar a ficção com a didática. É o melhor modo de trazer a atenção da criança para o aprendizado de um novo idioma, nunca tinha visto antes.

    ResponderExcluir
  5. Com a evolução dos meios de comunicação, os países antes longinquos, estão ficanda cada vez mais próximos; exigindo assim uma aprendizagem de uma nova língua, sendo o inglês a mais requisitada.
    Sendo assim; acho este livro uma iniciativa escelente para impulcionar novos aprendizes da língua em questão.
    Parabéns!!

    ResponderExcluir
  6. Muito interessante, atualmente, o aprendizado de uma segunda língua é fundamental, falar um outro idioma no mundo globalizado ajuda a ampliar nossos conhecimentos e traz muitos beneficios. Um outro idioma desperta a curiosidade e instiga a criança,o fato é que as crianças tbm apresentam mt facilidade para aprender outro idiomas.

    ResponderExcluir
  7. Muito bom! É uma boa estratégia para levar a criança a ter um interesse pela leitura e ao mesmo tempo desperta nela a vontade de aprender um novo idioma, que são duas coisas essenciais hoje em dia.

    ResponderExcluir
  8. Acho a ideia interessante, pois apresenta uma situação que está sujeita a qualquer criança.Além disso, proporciona um momento de reflexão e pensamento crítico de um indivíduo em formação social.

    ResponderExcluir
  9. Hoje em dia falar dois ou mais idiomas é um diferencial significativo para o mercado de trabalho, nada melhor que trabalhar isso na fase infantil. Muito interessante esse livro

    ResponderExcluir
  10. Muito bom! O bilinguismo favorece bastante a inteligencia das crianças e traz muitos benefícios praticos, principalmente em um mundo que está cada vez mais globalizado. Parabéns!

    ResponderExcluir
  11. Muito interessante, atualmente, o aprendizado de uma segunda língua é fundamental, falar um outro idioma no mundo globalizado ajuda a ampliar nossos conhecimentos e traz muitos beneficios. Um outro idioma desperta a curiosidade e instiga a criança,o fato é que as crianças tbm apresentam mt facilidade para aprender outro idiomas.

    ResponderExcluir
  12. Muito interessante. Acho fundamental falar outro idioma, principalmente o inglês.

    ResponderExcluir
  13. David, conhece um amigo na Inglaterra Charlie que ajuda-o além de uma professora intérprete a ser introduzido na cultura inglesa. A história gira em torno da criança que viajou com sua mãe que foi transferida da empresa onde trabalhava para atuar na sede. Essa por ter um bom status financeiro contratou uma professora interprete para acompanhar o filho em sua formação escolar, apesar deste ter professora na sala, a contratada pela mãe seria uma auxiliar.
    Primeiro questionamento: essa era a proposta conforme o grupo citou em sala, por que não ficou explícito na introdução, ou desistiram da proposta?
    Segundo questionamento: Se a mãe do pequenino não tivesse uma boa situação financeira e estivesse começando à alcançar o alge da carreira não podendo contratar uma professora, como seria a inserção dessa criança na cultura britânica? A algum programa nas escolas para inserção de nativos de outras etnias, pois este é o primeiro contato dele com outra língua não é?
    Terceiro questionamento: Na apresentação em turma o nome do garoto era Davi(forma falada e escrita no português), vocês escreveram David para o soar do nome ser o "Davi" em Inglês, sendo que para leitores brasileiros a forma escrita será pronunciada como "Deivide" o por que disso, não seria melhor um nome mais abrasileirado como Joaquim? Pois seguindo a linha de raciocínio de vocês escritores, então o nome do personagem sendo brasileito sofreria variações para ser adaptado a leitura em outros países, exemplo: Pedro seria Petter/Piter ou outras formas escritas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Resposta em nome do grupo:
      Hudvan,
      Sobre a primeira questão, resumimos em sala a história completa para o conhecimento da turma. Aqui, postamos apenas a sinopse do livro para apresentar a ideia aos visitantes do blog e tentar despertar a curiosidade dos leitores sobre o epílogo/desfecho do livro.
      Segunda questão: sim. Este é o primeiro contato do garoto com a língua. Sobre a inserção do menino à cultura britânica, pesquisamos sobre o assunto e chegamos a resposta de que as escolas americanas têm salas especializadas para alunos estrangeiros. Assim, acreditamos que a Inglaterra também possui esse sistema. A escola separa o aluno não falante da língua inglesa dos nativos até que ele adquira fluência e se junte aos demais. Lembrando que apenas algumas escolas possuem esse sistema e a regra muda dependendo do estado.
      Terceira questão: nossa segunda opção de nome seria Joaquim, que é um nome brasileiro. A escolha do nome “Davi” que se escreve David foi uma decisão do grupo. Queríamos um nome que pudesse ser falado tanto em português quanto em inglês. Porém, após o seu comentário, percebo que os leitores não vão ter certeza do nome do garoto, ou seja, uns lerão “Deivid” e outros, Davi. E essa não era a nossa intenção. Nós (o grupo) vamos pensar em uma solução.
      Obrigado pela crítica, nos foi muito construtiva.

      Carolina Campos.

      Excluir
  14. Muito estimulante a ideia do livro. Estimula crianças e pais a enfrentar o receio, o medo de interagir com pessoas que falam outras línguas, algo que nós, brasileiros, temos vergonha de praticar por medo de errar.

    ResponderExcluir
  15. Em nome do grupo do Guia de sobrevivência de inglês,

    Vocês pretendem tornar o livro gratuito ?

    A linguagem presento no texto será de fácil entendimento? Levando em consideração as crianças que não entendem nada de inglês.

    Teremos um pouco de aprofundamento na vida do personagem principal ? Para melhor entendermos sua origem e como ele reagiu a essa reviravolta ?

    Falo por todos do grupo, quando digo que a ideia principal é muito bem vinda, pois as crianças vão se identificar muito com o David. Aguardo ansiosamente pelo E-book completo, para viajar com David e ver como será essa aventura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nilton,
      A ideia inicial é que livro seja adquirido gratuitamente sim.
      A linguagem do texto será clara e objetiva. A ideia é fazer um livro para crianças desde o início da alfabetização (6-7 anos). Nossa intenção é chamar a atenção de crianças pequenas para um novo idioma, talvez nunca ouvido por elas e, ao mesmo tempo, apresenta-lo para a criança. Por tanto, estamos cientes de que este possa ser o primeiro contato dos leitores com a língua. Tomaremos todos os cuidados para inserir as palavras, frases e expressões corretamente.
      Nosso objetivo inicial não é entrar mais profundamente na vida da personagem principal. Nosso foco é mostrar para crianças que existem outros idiomas ao redor do mundo e, principalmente, apresentar a língua inglesa para os pequenos. Mas, podemos pensar nesse assunto no decorrer da elaboração do livro.
      Contudo, obrigado pelas críticas. Nos foram muito construtivas.

      Carolina Campos

      Excluir
  16. Parece ser um livro muito interessante. Gostei do ponto de vista da narrativa, tratando de um mundo novo para uma criança inexperiente, acho uma boa opção de leitura para crianças e pessoas sem conhecimento do inglês.Mas acho que seria interessante colocar um pouco mais de emoção,já que para o garoto muitas coisas provavelmente são bastante assustadoras nesse novo país, mas eu compraria um exemplar, pois é um assunto e situação intrigante ,que chama a atenção dos leitores.

    ResponderExcluir
  17. A ideia do livro é criativa e muito estimulante. O medo de outra língua talvez seja a maior barreira para aprendê-la e se faz muito necessário quebrar esse paradigma desde cedo.
    Parabéns pela iniciativa e que o livro sirva se incentivo para muitos.

    ResponderExcluir
  18. É muito louvável a ideia da introdução de outras línguas na educação de crianças o quanto mais cedo porque nessa idade é garantida muito maior absorção de certo tipo de aprendizado do que em jovens ou em adultos, e isto deve ser feito de forma lúdica e pedagógica para que a criança associe o aprendizado a sua rotina de brincadeiras e não torne aquilo mais uma atividade maçante e que a criança não veja como obrigação.

    Parabéns ao grupo.

    ResponderExcluir